sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Modelo de Resposta (identificação, validação e fundamentação dos objetos)

Olá, esta aula é para saber como enviar as suas respostas no Plantão de Dúvidas (WhatsApp) e, como auxílio do professor, aprender a forma certa de interpretar e responder as questões inéditas, contextualizadas e com pegadinhas das bancas... Boa aula!

 

FASE DIALÉTICA (modelo de resposta)

Q1- Todo interesse público é, necessariamente, interesse do povo, logo, satisfazê-lo é a única finalidade do EstadoEsta questão:
a) possui apenas 1 erro;
b) possui 2 erros;
c) possui 3 erros;
d) possui mais de 3 erros;
e) está integralmente correta.

SIGA O PASSO A PASSO:

1º PASSO: primeiro localize os objetos primários e secundários por meio de pontos de interrogação, em seguida, copie a questão e envie (Crtl C + Crtl V) ao Plantão de Dúvidas (WhatsApp): wa.me/5561982340152, conforme o modelo abaixo, para o professor verificar se você está no caminho certo.

Q1- Todo interesse público é, necessariamenteinteresse do povo, logosatisfazê-lo é a única finalidade do EstadoEsta questão:
a) possui apenas 1 erro;
b) possui 2 erros;
c) possui 3 erros;
d) possui mais de 3 erros;
e) está integralmente correta.

ATENÇÃO: apenas envie, no primeiro momento, a questão com os objetos (primários e secundários) pontuados, okPara que você consiga melhor compreender a respeito da localização dos objetos, eis a seguinte explicação: 
  • 1ª oração lógica (objeto primário): "interesse público é interesse do povo" e seus objetos secundários (ou variáveis) são: "Todo" e "necessariamente";
  • 2ª oração lógica (objeto primário): "satisfazê-lo é a finalidade do Estado" e seu objeto secundário (ou variável) é: "única";
  • O termo "logo" (conjunção conclusiva) é um objeto implícito, em outras palavras, significa dizer que questão está querendo saber se podemos concluir a respeito da 2ª oração lógica e seus objetos secundários, com base no que fora afirmado na 1ª oração lógica e seus objetos secundários.
OBS: Objeto(s) primário(s) é(são) a(s) oração(ões), que se fosse(m) isolada(s) da questão, teria(m) sentido próprio; já os objetos secundários (variáveis) são termos (palavras) que se apresentam antes, no meio ou depois da oração e que podem alterar o significado do objeto primário, são estes: termos integrantes ou acessórios de uma oração primária (termos essenciais: sujeito e predicado) - É isso mesmo que você percebeu, para saber a forma certa de interpretar, é imprescindível saber a Língua Portuguesa, mas fique tranquilo(a) eu vou lhe ajudar nisso!

2º PASSO: valide os objetos (Certo ou Errado e indique o item) - reenvie a questão já com os objetos localizados, mais a validação ao final, conforme abaixo demonstrado:

Q1- TodoCERTO interesse público é, necessariamenteCERTOinteresse do povo, logoCERTOsatisfazê-lo é a únicaCERTO finalidade do EstadoCERTOEsta questão:
a) possui apenas 1 erro;
b) possui 2 erros;
c) possui 3 erros;
d) possui mais de 3 erros;
*e) está integralmente correta.*

OBS: para enviar o item da questão negritado, diretamente no WhatsApp, coloque * antes e * depois da palavra, sem deixar espaços, de acordo com o exemplo acima (letra e). Não se esqueça de enviar a validação ao professor, para ele ver se você está no caminho certo, ok?

3º PASSO: fundamente cada um dos objetos, de forma a construir um texto homogêneo, ou seja, a resposta aos objetos devem ser uma continuidade explicativa entre si, conforme o modelo abaixo:
  • FUNDAMENTAÇÃO: Levando em consideração que o Regime Político adotado, na República Federativa do Brasil, é a Democracia, do grego, "demo", igual a povo, e "cracia", igual a poder, portanto, poder do povo, logo, tudo que é público é o próprio povo e, assim, todo interesse público, também, será interesse, necessariamente, do povo, sem exceções. Nesse sentido, se o poder emana do povo, conforme previsto, inclusive, no parágrafo único, do art. 1º, da Constituição Federal, a Administração Pública estará sempre empenhada no exercício das atividades públicas, ou para povo, de forma direta, concreta e imediata, bem como de forma estruturante, para finalisticamente, atendê-lo daquela referida forma, como já anteriormente mencionado, ou seja, pela tendência democrática, direta, concreta e imediata.
OBS: eis uma dica! Interesse público é interesse do povoCERTO - Por que? Por meio da resposta a esta pergunta, que você começará a construir os seus argumentos. Faça o mesmo em relação aos demais objetos e envie ao professor para saber se você está no caminha certo, ok?

ATENÇÃO!!!

Na primeira semana (adaptação), vá enviando ao professor cada passo a passo concluído, depois, quando você já estiver mais seguro(a) envie as questões respondidas completamente, ou seja, com os objetos localizados, validados e fundamentados! Depois que você pegar a prática, esta análise será feita de forma muito rápida e seus "concorrentes" ficarão para trás.

É importante você saber que estas questões fazem parte da metodologia (única) de ensino do Prof. Ronaldo Rocha. É por meios destas, e com o auxílio das aulas, que ele ensina a desenvolver a capacidade de interpretação, compreensão, análise e avaliação de enunciados e itens maliciosamente contextualizados (pegadinhas), que as bancas tanto se utilizam e que o professor vem catalogando, desde 1995, em Brasília - DF. Veja abaixo:



Um fato inegável... Quem sabe responder questões da forma como o Prof. Ronaldo Rocha ensina, responde qualquer outra questão, de qualquer banca! A verdade é que enquanto você está aqui estudando da forma correta, os seus "concorrentes" estão ainda nessa de repetecos decorados de mnemônicos, resuminhos e mapinhas mentais (feitos por outras pessoas), "técnicas de chute" e outras pseudofacilidades, que só fazem perder tempo e dinheiro.

Por fim, é crucial entender que você está tendo A OPORTUNIDADE de ter O DIFERENCIAL; quem estuda pelo Método Lógica Jurídica (do Prof. Ronaldo Rocha), aprende sem decorar, por meio de gatilhos mentais e conexões racionais, para nunca mais esquecer e, ao mesmo tempo, saber a forma certa de interpretar e responder as questões inéditas, contextualizadas e com pegadinhas das bancas. Em outras palavras, você vai adquirir uma capacidade absurda de análise, inclusive, para responder impecavelmente as questões dissertativas, elaborar peças em grau de excelência, além de desenvoltura e segurança para responder questões orais.